Intolerância Religiosa

A intolerância religiosa é um mal que atinge todo o mundo, e no Brasil é considerada crime de ódio, que fere a liberdade de expressão e dignidade humana indo contra a Constituição Federal Brasileira que, em seu artigo 5°, parágrafo VI, prevê que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.

No ano de 2016, o Ministério Público Estadual da Bahia registrou um aumento de 300% no número de denúncias contra o crime de ódio. As vítimas, em sua maioria, são seguidores de religiões de origem africana, como umbanda e, candomblé.

A religião, que deveria ser uma forma de unir e aproximar pessoas, hoje é motivo de grandes conflitos, algo triste e muito preocupante.

Vivemos em um país formado por diferentes raças, etnias e religiões, e somente o respeito ao próximo e, à crenças diferentes, é que conseguiremos chegar à uma convivência baseada no respeito, visando um convívio pacífico em sociedade.

Por Milena de Lucca

Referências:

https://www.politize.com.br/intolerancia-religiosa/

https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_15.12.2016/art_5_.asp

https://www.google.com.br/amp/s/www.estudopratico.com.br/o-que-e-intolerancia-religiosa-e-qual-religiao-e-mais-atingida-no-brasil/amp/

Imagem: http://bomjesusdosmigrantes.com/intolerancia-religiosa/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s